O CEARTE - Conhecer, Explorar, Andar, Registar, Tocar e Experimentar é um projeto socioeducativo que visa a formação, inserção e o desenvolvimento pessoal das crianças e jovens através a união perfeita entre Património Cultural, Serviço Social e Psicologia.
Se a criança de hoje vai ser o homem de amanhã, este projeto surgiu para potenciar os mais novos de serem os atores principais na sociedade. Desta forma cresceu a ideia de organizar atividades e ações em que tivessem a oportunidade de dar a sua opinião, que reforçassem a autoestima, que lhes permitisse aprender, redescobrir a si próprios, aproveitar os saberes dos outros e auto regular as suas relações pessoais e sociais. As ações realizadas fazem ponte entre o património cultural, serviço social e psicologia.
Sendo São João da Pesqueira um concelho com um património histórico, cultural e paisagístico diversificado no território do Douro, as atividades desenvolvidas têm sido feitas de forma a envolver as crianças e jovens no ambiente patrimonial e simultaneamente promover a interação social, trabalhar a diferenciação emocional, resolução de conflitos e experimentar diversos papéis através de diferentes profissões. O CEARTE, tem vindo a promover a educação dos participantes, de maneira que estes sejam cada vez mais capazes de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, criatividade e responsabilidade na comunidade com que se relacionam no seu quotidiano.
Este projeto iniciou-se em 2014, com as crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e 15 anos, acompanhadas nos serviços complementares de Ação Social do Município e as turmas do 5.º ano, provenientes do concelho de S. João da Pesqueira, continuando a serem o nosso público-alvo.
Objetivos
Proporcionar às crianças, de uma forma agradável, lúdica, criativa e ativa, um conhecimento mais vasto ao nível do património histórico, cultural, natural e humano do concelho de S. João da Pesqueira;
Promover o potencial humano e responsabilidade na sociedade;
Promover a responsividade parental;
Promover a diferenciação emocional e a resolução de conflitos;
Integrar no património e contribuir para a construção deste;
Promover hábitos de higiene, gestão e economia doméstica.
* O texto foi escrito de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.