Buscar

E a educação patrimonial, também vai de férias?


Em tempo de férias, a educação patrimonial não deve ser esquecida. Actualmente, são muitas as ofertas de actividades lúdicas que preenchem os dias da pequenada, enquanto os pais trabalham. Em Lisboa, essa oferta é mantida por entidades públicas e privadas, e que vão desde acções mais ligadas à praia e ao desporto ou, também, à cultura e ao património. Mas centremo-nos nos programas que promovem, de uma forma lúdica, valores ligados à conservação e à preservação de um bem que todos nós herdamos – o património cultural, natural, imaterial, científico...

Os Museus aparecem aqui como promotores desses valores, com programas de actividades centrados nas suas colecções. As opções são várias e vão desde a Ciência à Arte, entre outros – é o caso do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Museu Berardo, do Museu das Marionetas, do Museu das Comunicações, do Museu do Oriente, etc. Mas também as entidades privadas vão para lá dos habituais campos de férias “praia e campo” ao promoverem programas de educação patrimonial nas férias escolares – é o caso do MAPA – espaço criativo, uma entidade bem no centro de Lisboa, que procura fazer a ponte com diversos pontos de interesse cultural e natural, da cidade de Lisboa e arredores, através de um programa propositadamente ligado ao património português.

A par da promoção da educação patrimonial – ligada directamente ao património cultural -, existe também uma oferta de actividades durante as férias escolares que promovem os valores ligados à conservação e à biodiversidade da natureza.

“Crianças visitam a Quintinha do Jardim Zoológico, no âmbito dos Ateliers de Férias do Zoo” Foto: Patrícia Azevedo

Uma dessas ofertas é a dos campos de férias do Jardim Zoológico de Lisboa. “Educar para conservar!” é o lema do seu Centro Pedagógico que, no âmbito da Educação Ambiental, desenvolve acções que exploram a conservação da biodiversidade e a valorização da vida animal. O objectivo fundamental das suas acções é, progressivamente, transformar os valores, atitudes e comportamentos dos mais jovens, no que diz respeito à conservação da Natureza.

Durante o ano lectivo o Centro Pedagógico promove um conjunto de acções para escolas mas, durante as férias escolares, organiza campos de férias para crianças dos 3 aos 5 anos - no programa de “Ateliers de Férias do Zoo” - e dos 6 aos 16 anos – no programa “ATL do Zoo”. Ao participarem nestes campos de férias, as crianças e os jovens que se interessam pela natureza, têm a oportunidade de estarem bem de perto dos animais do Jardim Zoológico, numa semana repleta de actividades e onde descobrem vários mistérios do mundo animal. Entre as actividades, contam-se as visitas aos bastidores, encontro com os tratadores, actividades de enriquecimento ambiental de alguns animais e muitos jogos e ateliers.

A nós, agrada-nos a ideia de que as crianças aprendam ao mesmo tempo que se divertem. No Jardim Zoológico, isso é garantido.

#HERITAGEKIDS #EDUCAÇÃO #ESCOLA #MUSEUS

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.