Património.pt

10 Mar 2017 |

 

Para este Fim-de-semana

 

Para este fim-de-semana, deixamos duas sugestões em dois pontos distintos do país.

 

  • LeiriArtes – 11 e 12 de Março, Leiria

 

Realiza-se este fim-de-semana o "5º encontro de Artes Plásticas e Literatura em Leiria" no Mercado de Sant’Ana.

 

O evento foi criado pela FriendlyTalents e pretende alertar para o apoio e reconhecimento de quem vive para e da arte. A LeiriArtes vai receber pintores, escultores, fotógrafos, artesãos, o público tendo oportunidade de ver cada um dos participantes a trabalhar ao vivo.

 

Para mais informações, consulte a página de Facebook FriendlyTalents Associação de Artes e Literatura de Leiria.

 

 

  • Jornadas de Conservação e Restauro – 11 de Março, Fátima

 

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em parceria com o Museu do Santuário de Fátima, a 2.º edição das Jornadas de Conservação e Restauro: Património Recuperado - Boas Práticas no Santuário de Fátima, acreditando que a divulgação e partilha de boas práticas é o melhor caminho para uma melhor conservação e restauro.

 

A organização pretende ainda apresentar ao público os procedimentos levados a cabo na requalificação e conservação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

 

Para mais informações, consultar a Página Oficial do Santuário de Fátima.

 

« IDEIAS

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

05 Jul 2017 |

“Esplendor na Relva” – Ciclo de cinema em Monserrate

Durante os quatro primeiros fins-de-semana de Julho, os jardins do Palácio de Monserrate vão receber 12 obras-primas da história do cinema.

VER +

28 Jun 2017 |

 

Beja na rua

De 16 de Junho a 15 de Julho, Beja recebe o festival de artes na rua. 

VER +

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.

VER +

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

VER +

Veja também +

31 Mar 2017 | António João Cruz

 A Rua Nova dos Mercadores” (Fotografia retirada de: http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/a-cidade-global).

 

Autêntico ou falso? Como podem os métodos laboratoriais ajudar a esclarecer o caso das pinturas da “Cidade Global”


A exposição há pouco inaugurada no Museu Nacional de Arte Antiga sobre a “Cidade Global” deu visibilidade a dúvidas de autenticidade a respeito de duas pinturas e para o seu inequívoco esclarecimento está em consideração a possibilidade do recurso a estudos laboratoriais. Independentemente dos pormenores, a história é igual a muitas outras, mas, frequentemente, não é do conhecimento geral o que está em causa nestes estudos laboratoriais nem, menos ainda, as suas limitações.

Reformar a Política Pública de Património e Museologia

 

O PROBLEMA E A PROPOSTA


O Problema não é se o Estado não é capaz, porque isso é o que estamos habituados a ouvir. O problema é se está disponível quem é capaz, e o Estado não o permite. O desafio desta Proposta consiste em Reformar a Política Pública de Património e Museologia. Numa Sociedade em que a relação entre as Pessoas e Quem Politicamente as Representa está a sofrer uma mudança, profunda e irreversível, as exigências e as responsabilidades obrigam a novas respostas. A culpabilização mútua é um impasse que não ajuda a resolver nada. Nesta nova perspectiva de governança, um grupo de profissionais coloca ao dispor, de forma aberta, e disponível para todos os Partidos Políticos legalmente constituídos, uma proposta para a governação da futura política pública de Património. Uma proposta que não é gerada pelos aparelhos partidários, nem pelos grupos por eles escolhidos, mas por quem trabalha no Património e na Museologia. Um contributo entendido como um acto cívico de Cidadania.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.