Património.pt

LUÍS RAPOSO, a 23 Mar 2017 |


Capa: Museu de Alberto Sampaio (Fotografia retirada de: http://www.culturanorte.pt/pt/patrimonio/museu-de-alberto-sampaio/#).


Descentralização e regionalização: será pedir muito, se pedirmos transparência?

 

Em recente sessão de informação, mais do que de debate, promovida no Centro Nacional de Cultura pelo Forum do Património Cultural, com o apoio do ICOM Portugal, pudemos ouvir o que todos os grupos parlamentares (mais o partido Os Verdes) representados na Assembleia da República pensam acerca da perspectiva da transferência de competências em matéria de canadian cialis scam Património Cultural e Museus para os níveis regional e generic cialis in india local.

ANDRÉ DE SOURE DORES, a 21 Abr 2016 |


A gestão do Património Cultural do www.ncitech.co.uk Estado: exemplos, hipóteses e desafios

 

A propósito da evolução (ou retrocesso) da situação do eixo Belém-Ajuda e da opinião de Luís Raposo em “Sucesso e insucesso na buy viagra online paypal vipps gestão de monumentos e museus nacionais”, no jornal Público, mantenho muito do que expressei na primeira versão desta nota e reflexão sobre o Património Cultural e que agora divulgo com mais alguns acrescentos de lessgentlemen.com actualidade.

JOSÉ MARIA LOBO DE CARVALHO, a 12 Abr 2016 |


Belém, Sintra e a gestão patrimonial nacional

 

A nova equipa ministerial que esta semana toma posse no Palácio da Ajuda, vai encontrar em cima da mesa o tema ainda quente da cialis usa zona de Belém. Trata-se de decidir sobre o futuro daquela que é provavelmente a zona turística e greatinjurylawyers.com patrimonial mais visitada do país e, pelo caminho, definir também qual o melhor modelo de gestão para esse fim. 

LUÍS RAPOSO, a 12 Abr 2016 |


Museus e monumentos de Sintra e Belém-Ajuda: ponto de situação e proposta para o futuro

 

Retoma-se aqui, no essencial, texto escrito e publicado na revista Artecapital, em 12.4.2016, intitulado “Ainda os preços de entrada em museus e monumentos de Sintra e Belém-Ajuda: os dados e uma proposta para o futuro”. Acrescem elementos constantes de datarecoverynederland.nl dois outros textos sobre o assunto, publicados ambos no jornal Público, respectivamente em 31.3.2016 (“Belém: uma questão de valores, muito mais do que de valor”) e 19.4.2016 (“Ideologia e ‘prática’ na gestão de monumentos nacionais”), este já em reacção a texto de José Maria Lobo de Carvalho no mesmo jornal, em 15.4.2016 (“Sintra, Belém e a gestão patrimonial nacional”). Tem-se finalmente presente o comentário de Isabel Stilwell, no Negócios.pt, em 11.4.2016 (“Não custa dinheiro aos contribuintes? Então é mau!”).

DIRECÇÃO EDITORIAL, a 20 Abr 2016 |

Debate aberto sobre a Gestão Patrimonial em Portugal

 

A polémica em torno de Belém, despoletada definitivamente com o caso “Lamas-Soares”, gerou um conjunto significativo de opiniões de profissionais de diferentes formações do sector e publicadas em diferentes meios de comunicação. A patrimonio.pt acolhe este debate retomando-o no ponto onde começou mas convidando todos os interessados pelo tema mais abrangente da Gestão Patrimonial a participar activamente nesta salutar e viagra 100mg necessária discussão.

JULIO SAMPAIO | 21 Jul 2015

Sistemas Construtivos Tradicionais Modestos em Perigo

 

Edificações, conjuntos arquitetônicos, áreas urbanas protegidas ou com potencial de salvaguarda são compostas por manifestações que variam de representatividades excepcionais até modestas/contextuais. Este universo é fisicamente estruturado por diversos tipos de sistemas construtivos considerados pela literatura especializada de conservação como verdadeiros testemunhos do saber fazer e do desenvolvimento científico de generic levitra purchase épocas distintas, além das funções técnicas que ainda desempenham nos respectivos domínios edilícios.

Colunistas

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PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Jan 2014 |


Potencialidades educativas patrimoniais num determinado território: o caso da Península de Setúbal

 

Recorrer ao património como ferramenta pedagógica na sala de aula ou fora dela, é a opção ideal quando se trata de valorizar o património português. A ponte pode ser feita com diferentes disciplinas: história, geografia, ciências, artes visuais…

PATRÍCIA AZEVEDO, a 16 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte I)

 

Foi no Utopias 2014 que conheci "A história do pescador que deixou o coração atrás da porta e dos peixes que choveram", apresentada pelo Projecto Faunas – teatro portátil. Uma peça de teatro minimalista - recorre apenas aos recursos essenciais do teatro – onde o corpo e a voz da intérprete, a luz e o espaço ganham ainda mais força acompanhados pela voz de uma cantora soprano. Um projecto de teatro portátil, que me tem acompanhado desde então.

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