Património.pt

PATRÍCIA AZEVEDO, a 24 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte II)

 

(Continuação da entrevista)

2) São vários os temas que abordam nas vossas peças – os ofícios tradicionais, as actividades económicas, a educação ambiental, a educação para os afectos... – Como surgem esses temas?

 

Vários temas foram surgindo ao longo da www.amtuae.com nossa experiência nas escolas e do contacto com professores e educadores. Houve uma primeira fase do projecto em que tentámos ir ao encontro de temas contemplados nos programas curriculares do ensino oficial, criando espectáculos interactivos sustentados em três pilares: o lúdico, o poético e tramadol 10mb o pedagógico.

 

“Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã”

Foto: Ana Ferreira

 

É o caso de "Contos com contas", baseado em contos tradicionais, onde as crianças são levadas a resolver problemas de matemática em contexto de jogo dramático, para que as narrativas avancem. É também o caso de "Heróis pequeninos" e de "Dividir para reinar", onde são focadas problemáticas relacionadas com a educação ambiental. "O piquenique de http://vd1255.web13.level27.be/cialis-online-uk Dona Porca" é outro espectáculo interactivo, que foca a educação para a alimentação. Todas estas peças são apresentadas nas escolas há vários anos e continuam disponíveis. Os "Fios de tempo" já se afastam desta objectividade pedagógica, embora abordem também vários conteúdos leccionados na escola. No entanto, estes espectáculos são mais complexos, tanto na forma como nos conteúdos, e abraçam todos os públicos, tornando-se transversais nas faixas etárias (dos três aos trezentos anos). Como disse, as peças da colecção "Fios de tempo" abordam actividades económicas tradicionais. A primeira foi a pesca, depois a fiação, a extracção mineira e, a estrear no próximo ano, será uma peça sobre os moinhos chamada "Moenda".

 

“Fiandeira | olhos nos dedos | lã lã lã”

Foto: Ana Ferreira

 

3) Os textos das diferentes peças são originais. Quer falar-nos um pouco sobre eles?

 

Os textos são originais e de minha autoria. Alguns foram fruto de uma colaboração intensiva com outro criador, como a "Fiandeira", onde a coreógrafa Andrea Gabilondo imprimiu uma marca muito especial. Outros evoluíram ao longo das apresentações e foram-se transformando e aperfeiçoando, como "O piquenique de Dona Porca", em estreita colaboração com a Maria Mata. Os mais recentes têm surgido de pesquisa sobre os temas e em estreita colaboração com o Joaquim Pavão, como o "Minérios", que nos levou por faithcentrett.org uma longa viagem pelas minas portuguesas, de Norte a Sul e em profundidade; este projecto englobou ainda uma exposição de fotografia e viagra online deals vídeo do Joaquim acompanhada por textos meus, da qual existe um catálogo com o design de Suzana Nobre. Recentemente tivemos um desafio de uma escola de Peniche com quem criaremos um espectáculo baseado em trabalhos e textos dos próprios alunos, para o próximo ano.

 

“A história do pescador que deixou o coração atrás da porta e dos peixes que choveram”

Foto: Faunas – teatro portátil

 

4) Qual tem sido o feedback das crianças, jovens e professores?


 

Bom... Se o feedback não fosse positivo não existiríamos desde 2005. Isto é tão verdade quanto é o facto de buy cheap accutane sermos um projecto que não tem qualquer apoio do Estado. Acima de tudo, sentimos que existe uma escuta de parte a parte. Nós tentamos auscultar as aspirações e expectativas dos educadores, professores e profissionais da educação e sentimos que eles, normalmente, também estão disponíveis para receber o nosso trabalho. Os nossos espectáculos não são nunca uma tentativa de ensinar, não substituímos nunca o trabalho do professor. Os nossos espectáculos são, sim, um campo de aprendizagens. E como acreditamos que, em qualquer idade, criar ficções pode significar criar campos para experimentar a vida, levamos o trabalho de forma muito séria, brincando que é como quem diz ensaiando, experimentando, descobrindo respostas para inquietações tão profundas que, de modo mais directo ou "racional" seriam intangíveis. Por isso, mais do ordering viagra without a prescription que a reacção gosto / não gosto, interessam-nos as questões que ficam. Às vezes somos surpreendidos por questões que enriquecem imenso a nossa reflexão sobre o trabalho e o progresso do trabalho em si, são momentos em que os professores, educadores, pais e mesmo as crianças se sentem à vontade para colocar qualquer questão. Não é fácil, porque o público também tem muito medo de se expor ou de buy ultram online no prescription "falhar" a interpretação. Mas essa também é a nossa missão: colocar o público como parte activa da comunicação, dotá-lo de confiança para questionar sem medo, dar espaço para que cada um se aproprie da peça e a reconstrua em si, multiplicando-a e transmutando-a, tornando-a infinita, uma laje de conhecimento no seu próprio caminho.

Depois de assistir à “A história do pescador que deixou o coração atrás das costas e dos peixes que choveram”, as memórias ainda permanecem em mim. Cumpre-se, então, o sentido do teatro portátil.

 

 

« NA ESCOLA

 

 

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também Heritage Kids +

Concerto no Museu Nacional Soares dos Reis

 

18 de Janeiro de 2014 - Museu Nacional Soares dos Reis, Porto

 

Vai realizar-se no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, sábado, dia 18, às 16h00 um concerto pelos alunos da european viagra Academia de Música de Costa Cabral.

Passeios e comeres da dieta mediterrânica

 

8 de Fevereiro de www.edicioneslegales.com.ec 2014 - Palácio da Galeria, Tavira

 

A caça constituiu outrora um complemento alimentar a uma dieta dominada por produtos hortofrutícolas, dado que o gado doméstico era uma reserva de carne que se “tocava” o menos possível. Atualmente é mais uma das atividades de recreio e lazer que se pode encontrar num espaço rural multifuncional, continuando a ocupar um lugar importante na cod tramadol orders gastronomia local e na mesa, enquanto ponto de encontro de convivialidades, histórias e memórias. Neste âmbito, na demonstração culinária confecionaremos um prato de javali e no passeio teremos oportunidade de partilhar histórias e experiências relacionadas com caça e os ecossistemas cinegéticos.

Veja também +

15 Nov 2012 |


Museus e Comunicação
A recente iniciativa ’20 grandes razões’ do museu Victoria & Albert para incentivar mais visitantes e cheapest price levitra 10mg divulgar as suas colecções é um bom exemplo da evolução na forma de comunicar dos museus e instituições culturais em todo o mundo. De forma perfeitamente clara e apelativa, numa estética que lembra a linguagem  publicitária, somos levados a conhecer as peças mais significativas deste que é um dos museus do mundo. Na verdade, o spot do V&A foi produzido por uma agência publicitária (http://cultureshockmedia.co.uk/) especializada em produzir filmes, design editorial e digital e branding para instituições ligadas ao sector da arte e da cultura.

MARGARIDA FILIPE RAMOS, 5 Mar 2013 |


Bem Público-Valor Público - A educação para os valores ambientais no Museu da Água da EPAL

 

O museu como detentor do conhecimento e guardião do património, na sua acepção mais tradicional, muitas vezes gera conflitos internos, de índole organizativa, em relação à sua função educativa primordial. Assim, dentro da http://datarecoverynederland.nl/viagra-cialis-online-order dinâmica da lei da oferta e brand levitra without a prescription da procura cultural, temos a procura do buy prescription propecia without conhecimento pela escola em busca de datarecoverynederland.nl um complemento educativo (não formal) para os seus alunos, por um lado, e, por outro, as instituições culturais com um acervo e património cultural à disposição da comunidade. Mas devemos ir além desta perspectiva, como refere Lynn Dierking1, e o museu deve responsabilizar-se socialmente, pois trata-se aqui também de uma questão de sobrevivência dos próprios museus. Esta acção educativa vai além do papel tradicional de divulgação e conservação do património, sendo o Museu um potencial agente de mudança e de educador para os valores.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de saffrondining.com duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.