Património.pt

PATRÍCIA AZEVEDO, a 24 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte II)

 

(Continuação da entrevista)

2) São vários os temas que abordam nas vossas peças – os ofícios tradicionais, as actividades económicas, a educação ambiental, a educação para os afectos... – Como surgem esses temas?

 

Vários temas foram surgindo ao longo da nossa experiência nas escolas e do contacto com professores e educadores. Houve uma primeira fase do projecto em que tentámos ir ao encontro de temas contemplados nos programas curriculares do ensino oficial, criando espectáculos interactivos sustentados em três pilares: o lúdico, o poético e o pedagógico.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 16 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte I)

 

Foi no Utopias 2014 que conheci "A história do pescador que deixou o coração atrás da porta e dos peixes que choveram", apresentada pelo Projecto Faunas – teatro portátil. Uma peça de teatro minimalista - recorre apenas aos recursos essenciais do teatro – onde o corpo e a voz da intérprete, a luz e o espaço ganham ainda mais força acompanhados pela voz de uma cantora soprano. Um projecto de teatro portátil, que me tem acompanhado desde então.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 14 Mai 2014 |

Recursos educativos "à mão de semear": as espécies botânicas que nos rodeiam

 

Em 2012, tive a oportunidade de realizar o curso de guias do Jardim Botânico, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Foi uma oportunidade única de conhecer Alexandra Escudeiro, bióloga e uma grande entusiasta pela botânica (e pelas coisas belas e simples da vida!). Com este curso aprendi a "dar nome" a muitas espécies botânicas, deixando-me levar pelo seu entusiasmo e surpreender por características ou curiosidades fantásticas.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Mar 2014 |

Moinho de Maré de Corroios

Património Cultural Imaterial: um bem a transmitir às novas gerações

 

Recorro uma vez mais às potencialidades patrimoniais da Península de Setúbal, centrando-me, desta vez, na transmissão do património cultural imaterial ligado às actividades económicas das comunidades locais.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 17 Fev 2014 |


O Património como recurso educativo: o exemplo do concelho de Sesimbra

 

No artigo anterior, apresentei de uma forma geral as potencialidades educativas patrimoniais de um dado território. Desta vez, quero mostrar como o património pode e deve ser encarado como um recurso educativo pela Escola.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Jan 2014 |


Potencialidades educativas patrimoniais num determinado território: o caso da Península de Setúbal

 

Recorrer ao património como ferramenta pedagógica na sala de aula ou fora dela, é a opção ideal quando se trata de valorizar o património português. A ponte pode ser feita com diferentes disciplinas: história, geografia, ciências, artes visuais…

Colunistas

Veja também Heritage Kids +

Famílias à descoberta do património

 

4 de Janeiro de 2014 - Paço dos Duques, Guimarães


O Paço dos Duques de Bragança e o Museu de Alberto Sampaio prepararam, em conjunto, um programa especial para famílias.

Esta proposta pretende aproximar os nossos visitantes, e sobretudo as famílias, a estes dois Museus de Guimarães, através do estímulo que uma visita orientada confere. 

Uma oportunidade única de conhecer os espaços, as coleções, a história e os segredos destes museus.
A primeira parte da atividade começa na Colina Sagrada, com a visita ao Paço dos Duques (11h) e a segunda parte da atividade, decorre no Museu de Alberto Sampaio (15h).

Não perca esta oportunidade de conhecer alguns monumentos de Guimarães, divertindo-se em família!

O Som e a Casa

 

27 de Abril de 2014, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra

 

O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra tem a honra de convidar para a sessão inaugural da exposição "O Som e a Casa", que se realizará no Museu Nacional Machado de Castro, pelas 18h.

Videos

 



100 Anos de Património: os filmes

VER +

 



À descoberta de um cais

VER +

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 17 Fev 2014 |


O Património como recurso educativo: o exemplo do concelho de Sesimbra

 

No artigo anterior, apresentei de uma forma geral as potencialidades educativas patrimoniais de um dado território. Desta vez, quero mostrar como o património pode e deve ser encarado como um recurso educativo pela Escola.

21 Set 2012 |


À descoberta de um cais do século XVI
Entre 4 de Março e 15 de Maio de 2012, novamente por motivo da construção de um parque subterrâneo, desta feita na Praça D. Luís I em Lisboa, levou-se a cabo uma escavação arqueológica de prospecção: a descoberta foi, simplesmente, a de um cais de reparação de naus do século XVI. A importância do achado motivou o interesse de diferentes meios de comunicação social e da opinião pública em geral. Procurámos assim, em conversa com o Coordenador de Projecto, o arqueólogo Alexandre Sarrazola, perceber as razões das opções técnicas de preservação do achado mas, também, a estratégia de divulgação montada por ocasião deste acontecimento único.

Tags +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.