Património.pt

 

Lisbon Week’17 – “Cada Bairro, uma Cidade”

 

25 de Março a 2 de Abril

 

“Cada Bairro, uma Cidade” é o lema da 4.º edição do Lisbon Week e conta-nos a história da freguesia do Lumiar.

 

 

Depois do sucesso da edição anterior na freguesia de Alvalade, espera-se o mesmo impacto na freguesia mais populosa da cidade, Lumiar, apostando na cumplicidade e relação entre as instituições.

 

De 25 de Março a 2 de Abril, o Lisbon Week leva-nos a conhecer as quintas, os palácios, os jardins e os núcleos históricos do Lumiar, passando por um olhar sobre os seus habitantes, através da exposição LUMI e pelo universo artístico e contemporâneo menos conhecido. Procurando reanimar o Museu do Teatro e da Dança, o Museu do Traje e os Estúdios da Tobis através da ligação deste legado cultural com os criativos e artistas contemporâneos.

  

Através do cruzamento de diversas tendências culturais – desde visitas guiadas, passando por concertos, a sessões de debate – o Lisbon Week pretende sensibilizar a população para questões como a sustentabilidade, a educação e a importância do legado cultural.

 

Apesar do evento só começar no dia 25 de Março, as primeiras iniciativas já estão a decorrer, como é o caso do “Toca-me” que consiste na presença de dois pianos nas estações de metro da Quinta das Conchas e de Telheiras para a livre utilização dos passantes. Os visitantes ou passantes na freguesia poderão ainda assistir à elaboração e evolução das obras que vão encher, durante o Lisbon Week, a freguesia do Lumiar.


Para mais informações consultar a página do Lisbon Week.

 

« IDEIAS

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

24 Mar 2017 |

 

 

“Tavira, Património e Artes”- 2017


Até 22 de Abril, o Concelho de Tavira promove uma iniciativa que liga o património com diferentes formas de expressão cultural.

VER +

20 Mar 2017 |

 

 

Capa: Remoção do graffiti da obra de Mark Rothko (Fotografia retirada de: http://www.tate.org.uk/about/who-we-are/tate-structure-and-staff/staff-profiles/bronwyn-ormsby).  

Lecture: The Rothko Conservation Project - Porto


No dia 1 de Abril, sábado, o Museu da Misericórdia do Porto recebe
Rachel Barker, conhecida conservadora da Tate Modern, para uma palestra sobre o projecto que liderou na recuperação de uma obra que foi vandalizada no ano de 2012.

VER +

17 Mar 2017 |

 

 

  “Serões Musicais no Palácio da Pena”

 

Parques de Sintra-Monte da Lua promove, desde 2014, Temporadas de Música nos seus espaços, com o objectivo de ligar o Património e a Música.

 

VER +

16 Mar 2017 |

 

(Fotografia retirada de: https://www.heritage.pt/pt ).   

Apoio e Conservação do Património Português – Hotéis Heritage Lisboa

Os Hotéis Heritage Lisboa criaram uma iniciativa para apoiar as Escolas Portuguesas de Restauro e Conservação de Arte.

VER +

Veja também +

E foi assim a 1ª Feira do Património em Portugal…

 

A Feira património.pt Millennium BCP que teve lugar nos passados dias 18, 19 e 20 de Outubro, em Lisboa, no Museu de Arte Popular pretendeu marcar o calendário de iniciativas ligadas aos sectores do Património, da Cultura e do Turismo, assumindo-se como o evento representativo e congregador dos mesmos, à semelhança de diversos eventos internacionais que marcam igualmente o respectivo calendário dos seus países.

PATRÍCIA AZEVEDO, a 2 Set 2014 |

E a educação patrimonial, também vai de férias?

 

Em tempo de férias, a educação patrimonial não deve ser esquecida. Actualmente, são muitas as ofertas de actividades lúdicas que preenchem os dias da pequenada, enquanto os pais trabalham. Em Lisboa, essa oferta é mantida por entidades públicas e privadas, e que vão desde acções mais ligadas à praia e ao desporto ou, também, à cultura e ao património. Mas centremo-nos nos programas que promovem, de uma forma lúdica, valores ligados à conservação e à preservação de um bem que todos nós herdamos – o património cultural, natural, imaterial, científico...

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.