Património.pt

 

Lisbon Week’17 – “Cada Bairro, uma Cidade”

 

25 de Março a 2 de Abril

 

“Cada Bairro, uma Cidade” é o lema da 4.º edição do Lisbon Week e conta-nos a história da freguesia do Lumiar.

 

 

Depois do sucesso da edição anterior na freguesia de Alvalade, espera-se o mesmo impacto na freguesia mais populosa da cidade, Lumiar, apostando na cumplicidade e relação entre as instituições.

 

De 25 de Março a 2 de Abril, o Lisbon Week leva-nos a conhecer as quintas, os palácios, os jardins e os núcleos históricos do Lumiar, passando por um olhar sobre os seus habitantes, através da exposição LUMI e pelo universo artístico e contemporâneo menos conhecido. Procurando reanimar o Museu do Teatro e da Dança, o Museu do Traje e os Estúdios da Tobis através da ligação deste legado cultural com os criativos e artistas contemporâneos.

  

Através do cruzamento de diversas tendências culturais – desde visitas guiadas, passando por concertos, a sessões de debate – o Lisbon Week pretende sensibilizar a população para questões como a sustentabilidade, a educação e a importância do legado cultural.

 

Apesar do evento só começar no dia 25 de Março, as primeiras iniciativas já estão a decorrer, como é o caso do “Toca-me” que consiste na presença de dois pianos nas estações de metro da Quinta das Conchas e de Telheiras para a livre utilização dos passantes. Os visitantes ou passantes na freguesia poderão ainda assistir à elaboração e evolução das obras que vão encher, durante o Lisbon Week, a freguesia do Lumiar.


Para mais informações consultar a página do Lisbon Week.

 

« IDEIAS

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

14 Jun 2017 |

 

Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo


No dia 1 Junho, em Évora, foi assinado o memorando para a criação do Observatório de Turismo Sustentável no Alentejo.

VER +

07 Jun 2017 |

Douro acolhe encontro internacional sobre sustentabilidade dos sítios UNESCO

 

Na primeira semana de Junho, O Alto Douro Vinhateiro recebe o “World Generation Week”.

VER +

02 Jun 2017 |

Capa: Imagem do filme "Antão, o Invisível" (Fotografia retirada de: http://indielisboa.com/filme/antao-o-invisivel/). 

Filme português mostra como os invisuais podem ter acesso às obras de um museu


O filme "Antão, o Invisível", dos realizadores Maya Kosa e Sérgio da Costa, foi galardoado com o Prémio Árvore da Vida no Festival de Cinema IndieLisboa 2017.

 

VER +

01 Jun 2017 |


Portugal assinou
a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural


No dia 19 de Maio, em Nicósia, capital do Chipre, o governo português assinou a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural.

VER +

Veja também +

17 Dez 2012 |


Michel Dixon, Director do Natural History Museum, no European Museum Advisors Conference

 

O Natural History Museum, dirigido por Michel Dixon desde 2004, tem como missão manter e desenvolver as suas colecções e usá-las para promover a descoberta, o entendimento, o uso responsável e o aproveitamento do mundo natural.  

CLARA CAMACHO, 27 Mar 2014

Loja do Museu Nacional Rainha Sofia, Madrid (Créditos: Inês Costa)

O sector público e o privado na gestão das actividades económicas dos museus – contributos para um debate

 

Começo este texto com uma declaração de interesses. O museu é o lugar onde me situo para olhar o tema proposto pela patrimonio.pt. Lugar de experiência e de estudo, o museu coloca, à partida, dois pressupostos que condicionarão as perspectivas a apresentar: o respeito pelo património cultural (o acervo) e pelas pessoas (públicos e profissionais).

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.