Património.pt

10 Mar 2017 |

 

Para este Fim-de-semana

 

Para este fim-de-semana, deixamos duas sugestões em dois pontos distintos do país.

 

  • LeiriArtes – 11 e 12 de Março, Leiria

 

Realiza-se este fim-de-semana o "5º encontro de Artes Plásticas e Literatura em Leiria" no Mercado de Sant’Ana.

 

O evento foi criado pela FriendlyTalents e pretende alertar para o apoio e reconhecimento de quem vive para e da arte. A LeiriArtes vai receber pintores, escultores, fotógrafos, artesãos, o público tendo oportunidade de ver cada um dos participantes a trabalhar ao vivo.

 

Para mais informações, consulte a página de Facebook FriendlyTalents Associação de Artes e Literatura de Leiria.

 

 

  • Jornadas de Conservação e Restauro – 11 de Março, Fátima

 

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja promove, em parceria com o Museu do Santuário de Fátima, a 2.º edição das Jornadas de Conservação e Restauro: Património Recuperado - Boas Práticas no Santuário de Fátima, acreditando que a divulgação e partilha de boas práticas é o melhor caminho para uma melhor conservação e restauro.

 

A organização pretende ainda apresentar ao público os procedimentos levados a cabo na requalificação e conservação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

 

Para mais informações, consultar a Página Oficial do Santuário de Fátima.

 

« IDEIAS

 

Share

Comentar


Colunistas

Rubricas diárias +

24 Mar 2017 |

 

 

“Tavira, Património e Artes”- 2017


Até 22 de Abril, o Concelho de Tavira promove uma iniciativa que liga o património com diferentes formas de expressão cultural.

VER +

20 Mar 2017 |

 

 

Capa: Remoção do graffiti da obra de Mark Rothko (Fotografia retirada de: http://www.tate.org.uk/about/who-we-are/tate-structure-and-staff/staff-profiles/bronwyn-ormsby).  

Lecture: The Rothko Conservation Project - Porto


No dia 1 de Abril, sábado, o Museu da Misericórdia do Porto recebe
Rachel Barker, conhecida conservadora da Tate Modern, para uma palestra sobre o projecto que liderou na recuperação de uma obra que foi vandalizada no ano de 2012.

VER +

17 Mar 2017 |

 

 

  “Serões Musicais no Palácio da Pena”

 

Parques de Sintra-Monte da Lua promove, desde 2014, Temporadas de Música nos seus espaços, com o objectivo de ligar o Património e a Música.

 

VER +

16 Mar 2017 |

 

(Fotografia retirada de: https://www.heritage.pt/pt ).   

Apoio e Conservação do Património Português – Hotéis Heritage Lisboa

Os Hotéis Heritage Lisboa criaram uma iniciativa para apoiar as Escolas Portuguesas de Restauro e Conservação de Arte.

VER +

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 20 Mar 2014 |

Moinho de Maré de Corroios

Património Cultural Imaterial: um bem a transmitir às novas gerações

 

Recorro uma vez mais às potencialidades patrimoniais da Península de Setúbal, centrando-me, desta vez, na transmissão do património cultural imaterial ligado às actividades económicas das comunidades locais.

Passeios de sábado

 

O Museu de Évora realiza todos os sábados um passeio destinado a dar conhecer ao público um pouco do nosso país. A 22 de Fevereiro, o "Lisboa Gastronómica" tem como objectivo apresentar a cidade de Lisboa através dos sabores e da história dos seus estabelecimentos mais típicos.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.