Património.pt

01 Jun 2017 |


Portugal assinou
a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural


No dia 19 de Maio, em Nicósia, capital do Chipre, o governo português assinou a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural.


Na reunião do Conselho da Europa, em Nicósia, o governo português assinou a Convenção sobre Crimes contra a Propriedade Cultural que pretende combater o terrorismo e o crime organizado relacionado com os bens culturais através da cooperação entre os países europeus.

 


Para além das normas que criminalizam actos como o tráfico ilícito de bens culturais, roubos, escavações ilegais, a falsificação de documentos e a destruição intencional da propriedade cultural, a Convenção prevê também a criação de inventários de bens culturais e o registo das transacções dos envolvidos no comércio da arte.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

LUIS MARCELO MENDES 3 Jan 2013 |


Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus - Entrevista a Luis Marcelo Mendes 

 

"Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus" é um e-book, lançado no final do ano de 2012, que reúne artigos de especialistas sobre a transformação dos museus na era da informação. A partir de discussões intensas em artigos, blogs, entrevistas e palestras, o editor, Luis Marcelo Mendes, decidiu reunir e traduzir um conjunto de textos que reflectissem sobre esta realidade e disponibilizá-los em formato de livro impresso e e-book gratuito. A tradução para português foi financiada através do recurso ao site de financiamento colectivo Catarse e o livro impresso foi editado pela Ímã.

O conteúdo do livro está integralmente disponível para download em formato PDF, iPad e Kindle, aqui: http://www.reprograme.com.br/

MARIA VLACHOU, 4 Abr 2013 |


Musing on Culture: de blog a livro - Entrevista a Maria Vlachou

 

A propósito do lançamento do livro Musing on Culture, a patrimonio.pt preparou uma pequena entrevista à sua autora, Maria Vlachou. Musing on Culture reúne textos seleccionados do blog de mesmo nome criado em 2010. Tendo começado apenas como um espaço de reflexão pessoal, acabou por se tornar numa referência no sector cultural pela pertinência das questões levantadas no âmbito da gestão cultural, dos museus, da comunicação, do marketing, entre outras. A materialização deste espaço online de discussão e reflexão foi o mote para a entrevista que se segue.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.