Património.pt

17 Mar 2017 |

 

 

  “Serões Musicais no Palácio da Pena”

 

Parques de Sintra-Monte da Lua promove, desde 2014, Temporadas de Música nos seus espaços, com o objectivo de ligar o Património e a Música.

 

 

Todos os sábados do mês de Março, poderá assistir no Palácio da Pena a serões musicais que pretendem divulgar o reportório romântico, como não poderia deixar de ser, pois o palácio é um exemplar único de romantismo europeu.

O Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal assegura o reportório que será adequado à época de cada um dos Palácios, procurando a divulgação do património musical e da sua importância.

O objectivo será, também, o de recriar os saraus da época, tentando, assim, evocar o ambiente que se vivia em Sintra no século XIX: através da música e da apresentação de obras de compositores portugueses, como José Vianna da Motta, poderá desfrutar de um vislumbre do que foram os tempos de outrora.

Os “Serões Musicais no Palácio da Pena” serão o primeiro de três ciclos distribuídos ao longo do ano. Para mais informações consulte Parques Sintra – Monte Lua.

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

22 Abr 2015 |

 

Museu Marítimo de Ílhavo - expositor na Feira do Património

 

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), fundado em 1937 e refundado em 2001, é um lugar onde a cultura do mar se promove e socializa. Tendo sido, durante várias décadas, um museu local e regional de natureza etnográfica, quando precisou de redefinir a sua responsabilidade social, optou pelo perfil mais ousado e moderno de “museu marítimo” assente em diversos eixos de missão: investigação; programa expositivo; educação informal e comunicação cultural. A adopção da pesca do bacalhau como emblema patrimonial do Museu conduziu a uma pluralização de memórias e de dinâmicas identitárias, passando a actuar num território social mais vasto e numa comunidade de públicos mais amplos, nomeadamente nas comunidades marítimas do litoral português e das ilhas açorianas, locais de recrutamento de homens para a pesca do bacalhau. Com acções programáticas assentes na lógica da conservação memorial e criação de ligações identitárias, o MMI não se posiciona somente como um bom guardião de memórias, como ambiciona transmiti-las melhor às próximas gerações.

LUCIA GARROTE MESTRE, a 26 Mar 2015 |

Una apuesta por la educación patrimonial: Concurso escolar los Nueve Secretos (parte II)

 

Participación y premios

 

Respecto al grado de participación, en estos catorce años se han presentado 260 equipos, formados por aproximadamente 2.000 alumnos y unos 483 profesores (aunque bien es cierto que algunos profesores repiten en las distintas ediciones). En 2012 se presentaron 45 equipos, casi 400 personas, lo que supuso un gran éxito. Por primera vez los alumnos de 4º de la ESO, podían participar en este concurso, presentándose un gran número de trabajos que superaron con mucho las expectativas con respecto a años anteriores. Serían ya en total casi 2.500 participantes implicados en el proyecto.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.