Património.pt

16 Mar 2017 |

 

(Fotografia retirada de: https://www.heritage.pt/pt ).   

Apoio e Conservação do Património Português – Hotéis Heritage Lisboa

Os Hotéis Heritage Lisboa criaram uma iniciativa para apoiar as Escolas Portuguesas de Restauro e Conservação de Arte.

 

Os Hotéis Heritage, conhecidos por promover turismo em antigas casas ou edifícios históricos recuperados no centro de Lisboa, procuram agora apoiar a conservação e restauro do Património Português.

Este apoio será feito através da doação de 0.5% das reservas efectuadas online no site do Hotéis Herigate às Escolas Portuguesas de Restauro e Conservação de Arte, procurando assim sensibilizar a importância e o valor da arte do restauro.

Nas próprias unidades do grupo, foram realizados vários trabalhos de restauro, como a recuperação de pinturas no Hotel Britania, demonstrando o interesse já existente em valorizar e conservar o património português.

 

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

26 Mai | Pedro Manuel-Cardoso

Capa: Belém visto do Padrão dos Descobrimentos (Fotografia retirada de: http://en.wikipedia.org/wiki/Belém_(Lisbon)

Debates: Coches, Sintra, Évora, Eixo Belém CCB, Miró e outros

 

O PROBLEMA

O Debate mais uma vez resvala para a lógica de cada um dos lados.
Nos Debates continua a ser impossível conciliar e equilibrar os objetivos do Interesse Privado (aumento do lucro e sua distribuição por um grupo restrito) com os objetivos do Interesse Público (concretizar o direito de todos ao Património do Estado que pertence a Portugal e aos cidadãos).
Tenho referido várias vezes que a dificuldade está na conciliação. E que é fácil fazer a apologia de cada um dos lados.
Esses dois lados existem e coabitam todo e qualquer País, Cultura ou Nação. São componentes constitutivos da matriz antropológica do fazer humano. Razão pela qual é impossível a um excluir o outro, apesar das ideologias de cada lado desejarem essa diluição facciosa.

Cottinelli Telmo no Padrão dos Descobrimentos

 

A patrimonio.pt esteve no Padrão dos Descobrimentos para visitar a mais recente exposição sobre a multifacetada personagem de Cottinelli Telmo, "Os Arquitectos também são poetas", patente no Padrão dos Descobrimentos de 7 de Dezembro de 2014 a 6 de Abril de 2015, e perceber o processo de montagem de uma mostra dedicada ao artista central na concepção do Padrão dos Descobrimentos, hoje equipamento cultural tutelado pela EGEAC, e na reformulação de toda a área de Belém aquando da realização da Exposição do Mundo Português, em 1940. Idealizada pelo arquitecto João Paulo Martins e pelo pintor António Viana, responsáveis, respectivamente, pela coordenação científica e pela concepção plástica, a exposição surge integrada na programação do equipamento que se encontra de momento a preparar uma mostra sobre a Exposição do Mundo Português e que já em 2013 produziu a exposição "Fotógrafos do Mundo Português 1940". 

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.