Património.pt

19 Maio 2017 |


4.º Fórum Internacional do Património Arquitectónico Portugal/Brasil

 

Nos dias 25 e 26 de maio de 2017, poderá assistir ao 4.º Fórum Internacional do Património Arquitectónico Portugal / Brasil, decorrer no Mosteiro do Pombeiro, monumento que integra a Rota do Românico.

 

 


O Fórum Internacional do Património Arquitectónico pretende promover um debate bilateral entre Portugal e Brasil, contando com a Universidade de Aveiro e a Rota do Românico, como entidades promotoras e a parceria do Instituto dos Arquitectos do Brasil - Núcleo de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 


O Fórum dirige-se a todos os interessados sobre as matérias da preservação e conservação do património e pretende divulgar o trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países. A ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum, para além da partilha de saberes e apresentação de casos de boas práticas na área do património, poderá permitir a consolidação de acções conjuntas e parcerias.

 


O primeiro dia contará com a intervenção das entidades responsáveis e promotoras das acções no património e, no segundo dia, serão apresentados casos que reflectem boas práticas neste domínio.


Para mais informações sobre o programa consulte aqui.

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

PATRÍCIA AZEVEDO, a 16 Jun 2014 |

Um projecto que cumpre a sua missão: anda connosco para todo o lado! (parte I)

 

Foi no Utopias 2014 que conheci "A história do pescador que deixou o coração atrás da porta e dos peixes que choveram", apresentada pelo Projecto Faunas – teatro portátil. Uma peça de teatro minimalista - recorre apenas aos recursos essenciais do teatro – onde o corpo e a voz da intérprete, a luz e o espaço ganham ainda mais força acompanhados pela voz de uma cantora soprano. Um projecto de teatro portátil, que me tem acompanhado desde então.

20 Mar 2017 |  Virgílio Hipólito Correia

 

 Ruínas Conimbriga (Fotografia retirada de: http://www.conimbriga.pt).

(IN)SUFICIÊNCIA IGNORANTE E (IN)CAPACIDADE POLÍTICA


O frenesim mediático que há dias envolveu a “promoção” de Conimbriga a Museu Nacional revelou algo do pior que ocorre por sistema na política cultural portuguesa, conduzindo a uma discussão ociosa, prejudicial e inoportuna.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.