Património.pt

19 Maio 2017 |


4.º Fórum Internacional do Património Arquitectónico Portugal/Brasil

 

Nos dias 25 e 26 de maio de 2017, poderá assistir ao 4.º Fórum Internacional do Património Arquitectónico Portugal / Brasil, decorrer no Mosteiro do Pombeiro, monumento que integra a Rota do Românico.

 

 


O Fórum Internacional do Património Arquitectónico pretende promover um debate bilateral entre Portugal e Brasil, contando com a Universidade de Aveiro e a Rota do Românico, como entidades promotoras e a parceria do Instituto dos Arquitectos do Brasil - Núcleo de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

 


O Fórum dirige-se a todos os interessados sobre as matérias da preservação e conservação do património e pretende divulgar o trabalho que tem sido desenvolvido nos dois países. A ligação entre Portugal e o Brasil e o seu legado comum, para além da partilha de saberes e apresentação de casos de boas práticas na área do património, poderá permitir a consolidação de acções conjuntas e parcerias.

 


O primeiro dia contará com a intervenção das entidades responsáveis e promotoras das acções no património e, no segundo dia, serão apresentados casos que reflectem boas práticas neste domínio.


Para mais informações sobre o programa consulte aqui.

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

LUIS MARCELO MENDES 3 Jan 2013 |


Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus - Entrevista a Luis Marcelo Mendes 

 

"Reprograme - Comunicação, Branding e Cultura numa Nova Era de Museus" é um e-book, lançado no final do ano de 2012, que reúne artigos de especialistas sobre a transformação dos museus na era da informação. A partir de discussões intensas em artigos, blogs, entrevistas e palestras, o editor, Luis Marcelo Mendes, decidiu reunir e traduzir um conjunto de textos que reflectissem sobre esta realidade e disponibilizá-los em formato de livro impresso e e-book gratuito. A tradução para português foi financiada através do recurso ao site de financiamento colectivo Catarse e o livro impresso foi editado pela Ímã.

O conteúdo do livro está integralmente disponível para download em formato PDF, iPad e Kindle, aqui: http://www.reprograme.com.br/

30 Mar 2017 |  Virgílio Hipólito Correia

 Ruínas Conimbriga (Fotografia retirada de: http://cm-condeixa.pt/turismo/patrimonio/museus/ruinas-de-conimbriga/).


Retratação


Ter de recuar e corrigir publicamente uma afirmação pública é das coisas mais difíceis de fazer e, para quem está habituado, na sua qualidade de investigador, a ponderar cuidadosamente os vários aspetos de um qualquer problema, podendo então sentir-se seguro das afirmações que faz, é verdadeiramente doloroso.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.