Património.pt

20 Mar 2017 |

 

 

Capa: Remoção do graffiti da obra de Mark Rothko (Fotografia retirada de: http://www.tate.org.uk/about/who-we-are/tate-structure-and-staff/staff-profiles/bronwyn-ormsby).  

Lecture: The Rothko Conservation Project - Porto


No dia 1 de Abril, sábado, o Museu da Misericórdia do Porto recebe
Rachel Barker, conhecida conservadora da Tate Modern, para uma palestra sobre o projecto que liderou na recuperação de uma obra que foi vandalizada no ano de 2012.

 

Em 2012,uma pintura de Mark Rothko, ‘Black on Maroon’, foi vandalizada na Tate Modern por um visitante no canto inferior direito com graffiti preto: o autor deste acto de vandalismo pertence a uma corrente que vê a arte como algo em constante movimento, acreditando assim que terá acrescentado valor à obra.

Foi levado a cabo uma intensa investigação sobre o método mais seguro para remover a tinta e permitir que a pintura voltasse a ser exposta na Tate Modern. Em 2015, a intervenção recebeu o Prémio Anna Plowden pela Investigação em Conservação e obteve reconhecimento internacional.

Devido à importância da investigação efectuada, a 20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea, juntamente com o Museu da Misericórdia do Porto recebem, dia 1 de Abril, sábado, Rachel Barker, responsável por este projecto de intervenção entre 2012-2014. A apresentação irá abordar cada etapa do tratamento, desde os estudos efectuados até à fase de limpeza e reintegração da pintura.

A Palestra terá lugar no Museu da Misericórdia do Porto entre as 10h00 e as 12h00, e tem o custo de 35€ (IVA incluído).


Para inscrições e mais informações contactar a
20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Share

Comentar


Colunistas

Veja também +

30 Mar 2017 |  Virgílio Hipólito Correia

 Ruínas Conimbriga (Fotografia retirada de: http://cm-condeixa.pt/turismo/patrimonio/museus/ruinas-de-conimbriga/).


Retratação


Ter de recuar e corrigir publicamente uma afirmação pública é das coisas mais difíceis de fazer e, para quem está habituado, na sua qualidade de investigador, a ponderar cuidadosamente os vários aspetos de um qualquer problema, podendo então sentir-se seguro das afirmações que faz, é verdadeiramente doloroso.

MARIA PALMA MATEUS, 18 Dez 2013 |


Alimentação Mediterrânica – características alimentares e nutricionais

 

A Dieta Mediterrânica tem a sua origem nas tradições e na cultura dos países que circundam o Mar Mediterrânico ou que dele sofreram influências, como é o caso de Portugal. Foi construída e apreendida ao longo de séculos e representa um legado de diferentes culturas e civilizações.

Tags +

Videos

Lançamento do livro “A Casa Senhorial em Portugal”

 

"A Casa Senhorial em Portugal" é o resultado de uma encomenda da Associação Portuguesa das Casas Antigas (APCA) ao investigador Hélder Carita - um dos mais notáveis estudiosos e historiadores da Arquitectura Civil Portuguesa -, sobre mais de duzentas casas senhoriais distribuídas pelo território português.

VER +

Fábrica de Chocalhos Pardalinho e a distinção da arte chocalheira como Património Imaterial da Humanidade

 

A patrimonio.pt esteve em Alcáçovas para visitar a Chocalhos Pardalinho: uma fábrica a laborar desde 1913, altura em que treze famílias da freguesia se dedicavam à produção dos chocalhos.

VER +

 

® Spira 2012 | design e implementação: ideia, designers __|__ Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor nos quais os autores são livres de optar.